segunda-feira, 31 de outubro de 2011

perciclar

  No intuito de preservar o meio ambiente, já há algum tempo, o Reciclar é um termo e uma atitude, que veio contribuir para evitar a produção exarcebada de lixo, uma vez que o processo consiste em transformar algo usado, em algo igual, só que novo. Junto com esse conceito vieram dois outros que completam os 3 Rs : Reduzir o desperdício e Reutilizar antes de jogar fora.    
      Ainda dentro desse contexto, mais recentemente, surgiu um outro termo, paralelo à amplitude de consciência e visão quanto à preservação do meio ambiente. É o Preciclar, que se refere à atitude de pensar antes de comprarmos, uma vez que 40% do que consumimos em compras é lixo. 
      Segundo Pólita Gonçalves, “preciclar é pensar que a história das coisas não acaba quando as jogamos no lixo. Tampouco acaba a nossa responsabilidade”.    
       Acredito que devemos pensar não só nas mercadorias antes de efetuarmos as compras, mas também nas embalagens e uso de objetos plásticos descartáveis. E atitudes simples como um “não precisa, obrigada(o)”, dispensando as “sacolinhas” ao se comprar objetos pequenos, também é forma de contribuir e muito com o planeta! Acredito também que a mudança da plasticomania para sacolamania, é uma moda que pode e deve pegar, pois com certeza, isso é um ato de preciclar.   

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

camada de ozônio



A camada de ozônio é uma "capa" de gás que envolve a Terra e a protege de várias radiações, sendo que a principal delas, a radiação ultravioleta, é a principal causadora de câncer de pele. Devido ao desenvolvimento industrial, passaram a ser utilizados produtos que emitem clorofluorcarbono , um gás que ao atingir a camada de ozônio destrói as moléculas que a formam (O3), causando assim a destruição dessa camada da atmosfera. Sem essa camada, a incidência de raios ultravioletas nocivos à Terra fica sensivelmente maior, aumentando as chances do câncer.
Nas últimas décadas tentou-se evitar ao máximo a utilização do clorofluorcarbono e, mesmo assim, o buraco na camada de ozônio continua aumentando, preocupando a população mundial. As tentativas de se diminuir a produção do clorofluorcarbono , devido à dificuldade de se substituir esse gás, principalmente nos refrigeradores, fez com que o buraco continuasse aumentando, prejudicando cada vez mais a humanidade. De qualquer forma, temos que evitar ao máximo a utilização desse gás, para que possamos garantir a sobrevivência de nossa espécie.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

aquecimento global

Entretanto grandes quantidades de gases tem sido emitidos para a atmosfera desde que começou a revolução industrial, a partir de 1750 as emissões de dióxido de carbono aumentaram 31%, metano 151%, óxido de nitrogênio 17% e ozônio troposférico 36% (Fonte IPCC)Entretanto, o aquecimento global também pode ter efeitos positivos, uma vez que aumentos de temperaturas e aumento de concentrações de CO2 podem aprimorar a produtividade do ecossistema. Observações de satélites mostram que a produtividade do hemisfério Norte aumentou desde 1982. Por outro lado é fato de que o total da quantidade de biomassa produzida não é necessariamente muito boa, uma vez que a biodiversidade pode no silêncio diminuir ainda mais um pequeno número de espécie que esteja florescendo.